caça e coleta

Ecologia humana

Técnica de obtenção do sustento diário através da coleção ou perseguição alimentos selvagens.

Winterhalder B e Kennett DJ, 2006. Behavioral Ecology and the Transition from Hunting and Gathering to Agriculture.

Anúncios

01'08'10 at 13:04 Deixe um comentário

Circuito Equivalente

Citologia

Modelo matemático no qual todas as propriedades funcionais de um neurônio são representadas por um circuito elétrico que consiste em condutores ou resistore  (representando os canais iônicos), baterias (representando os gradientes de concentração dos íons relevantes) e capacitores  (capacidade da membrana em armazenar cargas). Os circuitos equivalentes permitem-nos um entendimento intuitivo assim como nos fornecem uma descrição  quantitativa da maneira pela qual a corrente, resultando do fluxo dos íons, gera os sinais nas células nervosas.

Kandel ER, Schwartz JH, Jessell TM. Princípios da Neurociência. Quarta edição.  2003.  Ed  Manole.

27'05'09 at 12:32 Deixe um comentário

Energia

Ecologia

energia define-se como a capacidade de realizar trabalho. O comportamento da energia é descrita pelas duas leis da termodinâmica.

a primeira lei da termodinâmica ou lei da conservação de energia, afirma que a energia pode ser transformada de um tipo em outro, mas não pode ser criada nem destruída.

a segunda lei da termodinâmica ou lei da entropia, pode ser enunciada de várias formas, inclusive a seguinte: nenhum processo que implique uma transformação de energia ocorrerá espontaneamente, a menos que haja uma degradação da energia de uma forma concentrada para uma forma dispersa. ou ainda: já que alguma energia sempre se dispersa em energia térmica não-disponível, nenhuma transformação espontânea de energia em energia potencial é 100% eficiente. A entropia é uma medida da energia não-disponível que resulta das transformações. O termo também é usado como índice geral da desordem associada com a degradação da energia.

Os sistemas biológicos conseguem criar e manter um alto grau de ordem interna, ou uma condição de baixa entropia. Alcança-se uma baixa entropia através de uma contínua e eficiente disspação de energia de alta utilidade (e.g., luz ou alimento) para dar energia de baixa utilidade (e.g., calor). No ecossistema, a “ordem” de uma estrutura complexa de biomassa é mantida pela respiração total da comunidade, que “expulsa” continuamente a desordem. Desta forma, os ecossistemas e os organismos são sistemas termodinâmicos abertos, fora do ponto de equilíbrio, que trocam continuamente energia e mat[eria com o ambiente para diminuir a entropia interna, à medida que aumenta a entropia externa.

Odum, EP 1988. Ecologia. Ed. Guanabara Koogan S.A.

22'05'09 at 17:31 Deixe um comentário

Mast

Botânica

Mast é um termo em inglês que se refere as partes comestíveis de plantas lenhosas, não havendo correspondente no português.

Pode ser do tipo duro ou mole.

Os duros são exemplificados por nozes e ramos novos, estes últimos comumente consumidos por cervídeos.

Os moles são folhas, flores e frutos.

14'05'09 at 14:05 Deixe um comentário

Sucesso

Zoologia

em Ornitologia

-de nidificação. refere-se à produção de filhotes que conseguem abandonar o ninho.

-de incubação. refere-se aos ovos que chegam a eclodir em relação aos que foram incubados.

-de cria. refere-se aos indivíduos que conseguem voar em relação aos que foram criados.

-de postura. refere-se aos novos indivíduos produzidos em relação aos ovos postos.

Bucher EH, Orueta A, 1977. Ecologia de la reproduccion de la paloma Zenaida auriculata. II. Epoca de cria, suceso y productividad en las colonias de nidificacion de Cordoba. Ecosur 4(8): 157-185

10'05'09 at 12:48 Deixe um comentário

Aves do Campus da UNESP de Rio Claro

Aves do Câmpus da UNESP de Rio Claro

O trabalho dos biólogos Carlos Otávio Gussoni e André de Camargo Guaraldo, da UNESP de Rio Claro – SP, resultou em um guia de identificação de aves, denominado Aves do Campus da Unesp de Rio Claro.

Para conhecer melhor, assista à reportagem feita pela Antena Paulista (Rede Globo) ou leia o artigo publicado no site Universia, no qual estão descritas algumas características do guia.

O guia pode ser encomendado diretamente com os autores, via e-mail (andre.guaraldo@yahoo.com.br) ou telefone (19-9621-1588).

Confiram!

08'05'09 at 19:08 2 comentários

Bookshelf – NCBI

Bookshelf – National Center for Biotechnology Information – U.S. National Library of Medicine

Este site possui um sistema de busca por diversos livros de Biologia Celular e Molecular. É possível ler capítulos inteiros, além de poder retirar imagens e esquemas. Lembrem-se de divulgar a fonte bibliográfica.

Site em inglês mas mesmo assim é muito útil!

07'05'09 at 16:37 Deixe um comentário

Posts antigos


_biowiki

biowiki. a vida em todos os sentidos. utilize o biowiki para consultar jargões em biologia e ciências afins. além da utilidade lexical há uma lista de siglas de periódicos, lista de blógues de ciência, e muito mais. aguarde!