Energia

22'05'09 at 17:31 Deixe um comentário

Ecologia

energia define-se como a capacidade de realizar trabalho. O comportamento da energia é descrita pelas duas leis da termodinâmica.

a primeira lei da termodinâmica ou lei da conservação de energia, afirma que a energia pode ser transformada de um tipo em outro, mas não pode ser criada nem destruída.

a segunda lei da termodinâmica ou lei da entropia, pode ser enunciada de várias formas, inclusive a seguinte: nenhum processo que implique uma transformação de energia ocorrerá espontaneamente, a menos que haja uma degradação da energia de uma forma concentrada para uma forma dispersa. ou ainda: já que alguma energia sempre se dispersa em energia térmica não-disponível, nenhuma transformação espontânea de energia em energia potencial é 100% eficiente. A entropia é uma medida da energia não-disponível que resulta das transformações. O termo também é usado como índice geral da desordem associada com a degradação da energia.

Os sistemas biológicos conseguem criar e manter um alto grau de ordem interna, ou uma condição de baixa entropia. Alcança-se uma baixa entropia através de uma contínua e eficiente disspação de energia de alta utilidade (e.g., luz ou alimento) para dar energia de baixa utilidade (e.g., calor). No ecossistema, a “ordem” de uma estrutura complexa de biomassa é mantida pela respiração total da comunidade, que “expulsa” continuamente a desordem. Desta forma, os ecossistemas e os organismos são sistemas termodinâmicos abertos, fora do ponto de equilíbrio, que trocam continuamente energia e mat[eria com o ambiente para diminuir a entropia interna, à medida que aumenta a entropia externa.

Odum, EP 1988. Ecologia. Ed. Guanabara Koogan S.A.

Anúncios

Entry filed under: jargões. Tags: .

Mast Circuito Equivalente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


_biowiki

biowiki. a vida em todos os sentidos. utilize o biowiki para consultar jargões em biologia e ciências afins. além da utilidade lexical há uma lista de siglas de periódicos, lista de blógues de ciência, e muito mais. aguarde!

%d blogueiros gostam disto: